Escola de Artes Marciais Tigre Coreano

Escola de Artes Marciais Tigre Coreano

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Este é o quadro de faixas no sistemas de graduação Dan-Gub, utilizado pelo Haedong Kumdo.
Na verdade, ainda hoje, existe um fetiche por faixas, como se a faixa fizesse o praticante.
Pessoas se preocupam, fazem cálculos, competem uns com os outros...Não são artistas marciais.
Tanto faz a faixa, o que interessa é o coração, faixa só serve para fechar a jaqueta do Dobok.
Precisamos nos concientizar de que o caminho em si é o início e o fim, que volta para o início!
Faixas são somente indicações, não são o fim!
Gasshô.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Haedong Kumdo



A Origem do Haedong Kumdo





História:

O Haedong Kumdo foi desenvolvido em 1982 por seus fundadores: os mestres Kim Jeong-Ho e Na Han-Il. Estes dois haviam treinado duas antigas formas de espada coreana: o Kichunmun com o mestre Dae Yang Park e Shim-gumdo com o mestre Kim Chang Sik.

As tecnicas do Kichun herdado pelo Haedong Kumdo está presente em alguns movimentos circulares com a espada e também encontra-se nos movimentos de Meditação e respiração (Danjun); já o Shimgumdo é conhecido por ter um sistema caracteristico de meditação e de defesa pessoal sem o uso da espada (ho shin sul) e técnicas com duas espadas (Ssangkumbup).
Grão Mestre Kim Jeong Seong 10°Dan

O nome Haedong Kumdo vem de “Haedong Seong-Guk Balhae” que é nome de um antigo Reino de Balhae (698 d.C. - 935 d.C), que encontrava-se ao nordeste da Coreia, proximo a fronteira do norte da China e da Sibéria Oriental. O nome Haedong Kumdo consiste em “Hae” que significa “oceano”, “Dong” que significa o Oriente; “Kum” significa a espada e “Do” vem a ser o “ caminho a ser seguido”.

Haedong Kumdo tanto pode significar “Caminho da espada do mar-do-leste”, como também de o “Caminho da Espada da Coreia”.

Diferentemente das outras escolas orientais que fixa em combater um só adversário dando-lhe um golpe certeiro; a espada coreana tradicional por sua vez, foca em enfrentar adversários múltiplos, pois, a espada só é ativada quando se está em guerra.

Outra característica são os movimentos circulares, afim de atacar os adversários que podem estar em qualquer lugar em campo de batalha, enquanto que as outras escolas de espada oriental ensinam apenas movimentos lineares.

Os movimentos acrobáticos que fazem parte da espada coreana moderna, antigamente não faziam parte dos combates em guerra, a origem veio através das cerimônias e festividades, onde a finalidade era impressionar seu Rei que ao mesmo tempo queria impressionar Generais e soldados de outros países...

O Haedong Kumdo sintetiza todo o passado do guerreiro coreano através do combate em campo de batalha durante as execuções dos Ssangsu Gumbup (formas com espada) e Ssang Gumbup (Formas utilizando duas espadas).

O Haedong Kumdo tenta oferecer uma solução para alguns desses problemas do mundo moderno como o estresse, a obesidade e a morbidez; através do treinamento, o praticante de Haedong Kumdo aprenderá a ter ideais basicos de postura, auto-controle, foco, meditação e exercícios respiratórios, afastando-o do estresse, da ociosidade e da ânsiedade que causam males a saúde. O Haedong Kumdo bem como arte marcial, busca que as pessoas possuam, valores, auto-estima e sociabilidade, visando em corroborar as pessoas que querem livrar-se dos males do dia-a-dia...

Material retirado do blog: http://haedong-kumdo-brasil.blogspot.com.br
 
Retirei este interessante texto do blog http://makaracaju.blogspot.com.br/2012/01/esgrima-e-espadas-ii.html, que pertence a um praticante de Aikido.
As informações são muito precisas, vale conferir.
Desde já meus agradecimentos e reverências ao dono do Blog supracitado.
Gasshô

Procuraremos esclarecer aos curiosos e interessados em adquirir um katana, quais as diferenças entre o katana e a jim kum (espada coreana). Apesar de haver diversos tipos de espadas coreanas, vamos nos fixar na jim kum devido à sua grande semelhança com o katana, que normalmente causa confusões mesmo em praticantes com certa experiência tanto de artes coreanas como de artes japonesas

Espadas coreanas

Qual a diferença entre o katana e a jin kum?
Anatomia do katana
Anatomia da Jim Kum





A Coréia foi durante muito tempo território Japonês, o que fez o coreanos assimilarem muito da Cultura Nipônica. De uma forma muito grosseira, poderíamos dizer que a jin-kum é fortemente inspirada na katana. Hoje em dia é muito difícil diferenciar ambas, pois a maioria das espadas é feita na China. Entretanto há algumas diferenças sutis, tais como:

  • Na Jin Kum, a lâmina tem a mesma largura desde a base até o início da ponta;
  • As Jim Kum costumam ser mais largas que as japonesas;
  • Apresentam uma suave curva entra a ponta da espada em direção à lâmina;
  • A guarda na espada coreana (kum maki) é menor que na japonesa (tsuba);
  • Geralmente não há a linha do Hammon (a linha de têmpera da espada que, conforme a escola, assume diversas formas e desenhos na parte afiada);
  • Devido a forja coreana ser diferente do método japonês, a lâmina da jin kum é ligeiramente mais pesada.


Jin Kum
Basicamente seriam estas diferenças, pelo menos as mais visíveis.

Com relação ao bo-hi (espaço para correr o sangue), há quem fale que ele só existe nas espadas japonesas. Nada mais equivocado. O sulco (Bo-hi) pode ser feito ou não em uma Katana Japonesa - este sulco inclusive é utilizado durante o combate de uma forma muito peculiar em Koto Ryu).

Há ainda quem diga que o sulco serve apenas para deixar a lâmina mais leve! O katana pode ser com sulco ou sem sulco, depende de quem vai usá-la! Seguindo esse raciocínio, normalmente a espada sem sulco é mais pesada, mas é mais resistente, é melhor para soldados fortes, ou para guerras. A espada com sulco é melhor para duelos e realizações de kata por ser mais leve e não precisar tanto de resistência quanto uma espada usada em guerra.

Com relação à esgrima coreana, qual a diferença em o Kumdo, Haidong Kumdo e o Haidong gumdo?

O Haidong Gumdo e o Haedong Kumdo são a mesma arte marcial, porém por questões jurídicas - e políticas -, o uso do primeiro é de propriedade da World Haidong Gumdo Federation.

Na verdade, ambas as escritas estão corretas, uma vez que nada mais são do que a romanização do Hangul (alfabeto coreano). A prática é feita com espadas com lâminas de metal. Em termos técnicos, cada Federação ou Associação, tem seu currículo.
Por exemplo:
A FBHK - Federação Brasileira de Haedong Kumdo - possui o ensino no uso de duas espadas desde a faixa branca, sendo que outras entidades iniciam o ensino destas técnicas em outros níveis.

O Haedong Kumdo e o Kumdo

O Kumdo, nada mais é do que o Kendo japonês ensinado durante os 35 anos da ocupação da Coréia pelo Japão, - essa ocupação foi muito agressiva e criou no povo coreano uma horror a tudo o que era japonês ou vinha do Japão. Os artistas marciais coreanos sentiram a necessidade de criar uma identidade marcial própria, a fim de continuarem praticante e atrair novos adeptos - e tem como seu principal foco o "duelo" (um contra um). Diferente do Haedong, que tem seu foco no campo de batalha, onde muitas vezes era preciso lutar contra mais de um adversário de uma só vez.

Do ponto de vista político, já tentaram rachar o kendo variando o "Kundo" como se fosse uma dissidência do kendo (porém dirigido pela Coréia) para entrar nas Olimpíadas, pois o kendo recusou o convite do COI (Comitê Olímpico Internacional). Mas não conseguiram, o próprio COI não aceitou e a FIK não deixou isso acontecer!

Existem outras artes marciais coreanas da espada?

Há uma série delas. Os sistemas mais conhecidos - além dos 3 acima mencionados - são o Shim Kundo, Hankundo e o Chung Suk Kuhapdo. Além é claro da presença da espada no Hapkido e no Samurang Do.

Haedong!!!


Primeiramente, gostaria de agradecer ao Sabomnim Giovani Andreoni, meu Mestre de Haedong Kumdo, por sua dedicação e ensinamentos.
Gostaria também de agradecer aos meus colegas de prática, todos, mas em especial ao Arlei, a quem tomo por modelo de perseverança e dedicação a esta arte marcial corena que é capaz de transformar vidas!
E claro, jamais poderia deixar de agradecer a minha Sensei, Isshin Sensei, Mestre plenamente formada pela tradição Zen Soto Shu de Budismo, que me ensina, admoesta, corrige e guia pelo Buddha Dharma, segundo a visão do Grande Mestre Dogen Zenji, Mestre fundador da escola Zen Soto no Japão.
Pois bem, este blog tem por fito, informar e divulgar a arte Marcial com espadas, ou melhor, com sabres, coreana; o Haedong Kumdo, do qual sou 1° Dan.
Quero deixar bem claro que não temos a pretensão de brigar com outras escolas de arte marcial, não queremos rivalizar com ninguém, não queremos copiar ninguém, como muitas vezes é propagado.
Quero apenas mostrar o quanto o Haedong Kumdo pode trazer de benefício para os seres humanos, de qualquer cultura, credo, orientação sexual...Não importa! O Haedong Kumdo é um sistema marcial que pode sim trazer benefícios de ordem física, espiritual, ecológica, Universal, pois não visa a violência, visa o auto cultivo e domínio próprio, bem como o conhecer a si proprio.
Desejo que possamos todos trocar idéias e informações e nos beneficiar desta dádiva, que é o Haedong Kumdo.
Paz e Bem,
Gasshô
Fernando Ryûshin